domingo, 3 de fevereiro de 2013

Corrida Pedestre Corta Mato - Fevereiro/2013


Prédio Central da Esalq (Secretaria de Turismo de Piracicaba)
Desde quando comecei a correr, sempre ouvia falar sobre a Corrida Pedestre Corta Mato, mas nunca pude participar. Hoje levantei cedo e fui à Esalq, local onde faço a maioria dos meus treinos, para pela primeira vez correr essa que já é a mais tradicional corrida informal de Piracicaba. O ambiente é muito descontraído, e logo vi alguns rostos conhecidos como o Osmir (CORREReBlogar) e o Rogério Tubini (Tubini Corridas). Conversamos um pouco e logo fui pegar meu crachá, preenchido a mão mesmo com informações básicas como: nome, telefone e e-mail.

Concentração (CORREReBlogar)
Para o pessoal entender mais um pouquinho, colocarei aqui uma descrição da Corrida Pedestre Corta Mato que peguei no blog CORREReBlogar. Esta corrida foi idealizada pelo Eng. Agrônomo Adelino Augusto Duarte em 07/04/1985, e segundo ele "A Corta Mato, é uma corrida a pé e informal, com percurso de 6.900 metros e realizada todo 1º domingo de cada mês na Esalq-USP, desde abril de 1985. A largada é em frente à escadaria do pavilhão central da Esalq e ocorre impreterivelmente às 8h, pela visão do relógio-carrilhão na torre do pavilhão. Quando a Corta Mato foi idealizada pelos valorosos corredores firmaram que, se em algum dia nenhum participante, por qualquer motivo não estiver no local, o espírito de todos os amantes das corridas de fundo lá estariam às 8h na largada".

Largada (CORREReBlogar)
Ói nóis traveis! (CORREReBlogar)
E às 8h foi dada a largada em frente ao prédio central, como acontece desde 1985.  O percurso é muito legal e boa parte dele faço normalmente em meus treinos. A surpresa foi o trecho de terra (entre os km 2 e 4) que antes nunca havia corrido, mas já conhecia porque já passara por lá na época em que estudava na Escola. Enfim, a corrida em si foi mais um treino, um “treino de luxo”, podemos dizer. Fiz os 6,9 km em 37m30s, um pace de 5m26s. Acabei esquecendo minha máquina fotográfica e não tirei nenhuma foto, até porque logo depois continuei meu treino e corri mais 5,2km, pra finalizar meus 12 km de hoje. Algumas fotos que o Osmir tirou podem ser vistas clicando aqui.

Percurso
Corridas como essa representam a essência do que é correr, pelo menos pra mim. Sem kit, sem chip e sem medalha, mas com muita dedicação e vontade. O certo é que se por algum motivo eu não estiver lá na próxima, o meu espírito e “...o espírito de todos os amantes das corridas de fundo estarão lá às 8h na largada".

4 comentários:

  1. Parabéns por expressar o verdadeiro sentido de correr ... correr com vontade, com o coração ! Beijo, boa semana e muito obrigada pela presença no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Super tradição. Espero ver umas coisas assim aqui em BSB tmb daqui alguns anos :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Paulo pelo blog.
    Realmente a CORTA MATO é marcante pelo espirito de amizade que toma conta de todos que participam.
    Vamos estar juntos em quantas nossas pernas permitirem, e se as pernas não permitirem vamos se arrastando mesmo!!
    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma Paulo. E com uma caroa muito agradável.
    Vamo que vamo.

    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir