domingo, 3 de junho de 2012

6ª Corrida do Prudence - Corrida e Caminhada Parque Jequitibá 2012



O objetivo para a corrida Jequitibá (8k) era fazer um sub-40. Para isso fiz dois treinos durante a semana, um na segunda de 10k e um na quinta de 5,6k, além de jogar bola na quarta. Procurei fazer treinos leves, sem puxar muito e acabei descobrindo que correr cantando as músicas do meu celular me faz controlar melhor a respiração e consequentemente os meus treinos ficam mais agradáveis. Outra ferramenta que tem me ajudado muito nos treinamentos é o app de celular Endomondo (para entender clique aqui), com ele tenho regulado direitinho as quilometragens e o tempo, dessa forma consigo ter metas mais realistas para as corridas.

Antes da prova... Frio!!!
Na sexta-feira fui até a Gaia Esportes, empresa organizadora do evento, pegar meu kit. Gostei muito do que vi apesar deste ser entregue somente antes do dia do evento, fato que a meu ver dificulta a participação de atletas de outras cidades, porém o pessoal foi bem atencioso e peguei o kit sem problemas. Este era composto de camiseta (ótima qualidade), número de peito, chip descartável (primeira vez que eu utilizei), pacote de açúcar light, pacote de maltodextrina (carboidrato de rápida absorção), folders dos patrocinadores e um panfleto com dicas de alimentação para corredores que depois publicarei no blog, tudo isso dentro de uma Ecobag muito legal. Aliás, o “ecologicamente correto” era a tônica da corrida, já que se tratava da inauguração do Parque Jequitibá, área de lazer próximo ao condomínio Alphaville Reserva Jequitibá.


Cheguei por volta das 8h e já havia muita gente por lá. Por ser próximo ao parque e por ser uma região um pouco longe da cidade, estava bem frio. Me aqueci e a largada, marcada para as 8h30, atrasou um pouquinho e ali esperando encontrei o seu Osmir. Como é bom encontrá-lo, sempre de alto astral. Trocamos uma ideia rápida sobre a altimetria do local, já que havia poucas informações sobre, e ele me disse: “Vamos respeitar essa subidinha ai, porque nunca se sabe...”. E não deu outra. O primeiro km era de subida, não era íngreme, mas era longa, fui economizando energia porque sabia que teria de passar por ela de novo, uma vez que era um percurso de 4k, e quem corria a prova de 8k precisava fazer duas voltas. Do km 1 ao 3 era praticamente descida, porém com uma subidinha “marota” no 2,5k. Do km 3 ao 4 era uma leve subida. A segunda volta começou com a longa subida novamente... Confesso que senti um pouco, porque estava vindo com um ritmo relativamente forte, já que meu objetivo era um sub-40. Nesse momento vi o verdadeiro sentido dos treinamentos, foquei no meu objetivo, lembrei no que havia feito nos treinos e venci a subida! Peguei meu copinho d’água e desci pra recuperar o tempo perdido. No trecho final encontrei o seu Osmir e corri pra linha de chegada.

Chegada
Acabei esquecendo de desligar o cronômetro do meu celular e não vi o tempo que cheguei. Amanhã já deve sair o resultado e a classificação, ai posto direitinho. O que importa é que consegui alcançar a meta e pegar minha medalha, que seguiu o molde do “ecologicamente correto” feita de madeira de reflorestamento, segundo a organização. Depois disso pude comer uma banana, tomar um isotônico e comer um biscoitinho, disponibilizados pela organização, que sem dúvidas foi excelente, fazendo um kit de primeira. As frutas da chegada estavam frescas e gostosas, assim como a bebida que estava bem gelada. Se a organização tiver a pretensão de realizá-la novamente ano que vem, participarei com certeza, já que o preço foi bem mais acessível que muitas provas “meia boca” por ai, R$30,00 por atleta.


Pouco depois o seu Osmir chegou e ficamos conversando um pouco. Conheci sua esposa e muitos outros amigos, que eram tantos, que acabei não guardando os nomes. Um deles foi um senhor aposentado, com seus 79 anos, que em um breve diálogo me disse que já perdeu as contas de quantas corridas já participou. Só a São Silvestre ele disse que corre desde 1978... Imaginem quantos km rodados!!! Espero chegar a sua idade com, no mínimo, a mesma disposição.

Eu e seu Osmir

Pra finalizar, acho que esse mês vai ser meio “pobre” de corridas. A próxima deve ser a 3ª Corrida e Caminhada Turística de Piracicaba, no dia 24/06, mas o blog não para. Estarei sempre postando sobre os treinos e novidades que achar relevante postar. Lembrando que final de semana que vem o Isporádico vai correr uma em Osasco, to esperando o relato hein Ispóra!!

Um abraço a todos e bons treinos!

ps: O resultado da prova saiu no site da Corpus Eventos (http://www.corpuseventos.com.br/corrida/resultados-corrida-rua.html). Meu tempo líquido foi 39'13'', um pace médio de 4'54''. Na classificação geral do evento fiquei em 32º e na classificação da minha faixa etária (21-30 anos) fiquei em 7º. A boa classificação se deu pelo baixo número de concluintes, que foi de somente 74 na corrida de 8k. Mas o mais importante foi que consegui atingir o objetivo sub-40'. Boa!!!

8 comentários:

  1. Parabéns Paulo.
    Correu bem e relatou tbém.
    Parabéns para a Fitiña que captou vc na chegada.

    Estou perdido com 950 fotos.
    Mas já selecionei e adicionei no album.
    Agora falta terminar o relato.
    abraços e até a próxima.
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado seu Osmir! Ambos corremos muito bem e terminamos melhor ainda. A Fitiña está se mostrando uma fotógrafa e tanto! hehe. Estou esperando o relato do sr pra deixar um comentário por lá!

      Infelizmente não coloquei o mapa de altimetria porque saiu tudo errado no gps, não sei porque. Acho que é por usarem como referência o google maps. Fico devendo essa pro sr.

      Abraços!

      Excluir
  2. Eeebaaa, dessa vez eu estava lá!!
    gostei muito de estar junto com você amore!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amorzão!! A companhia as fotos foram sensacionais!

      Brigadão!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E aí Prudence, blz?

    Parabéns pelo sub-40, pela corrida em geral e pelo relato. É disso que eu reclamo quando uma prova cobra caro. Tá vendo, por 30,00, uma prova inédita, legal, bem organizada e com um kit bacana. Dá pra fazer, não é? Tava afim de ir nessa e só não fui por conta da prova de São Carlos. Até agora, dos conhecidos que correram aí em Pira, só ouvi elogios. Se tiver ano que vem espero estar por aí.

    Abraço,

    Alan Nardi
    alanrunning.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alan!

      Você tem razão mesmo com relação aos altos preços cobrados. Essa corrida me surpreendeu. Se houver ano que vem, participarei com certeza.

      Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns Prudence! Correndo muito!
    E por R$ 30 é um preço bacana. Aqui em SP, é difícil achar por menos de 60 reais.
    Mas vale a pena gastar esse dinheiro pra correr, tem os kits, os recordes, os amigos, os desafios, enfim, vale o investimento.
    Abraços

    ResponderExcluir