segunda-feira, 11 de março de 2013

Quais são os tipos de pisada?

Bota ortopédica
Antes de começar a correr eu já sabia que haviam tipos de pisada diferentes. Quando criança tive que usar botas ortopédicas, e posteriormente palmilhas ortopédicas para corrigir o meu pé chato e as pernas tortas para fora, que na maioria das vezes caracteriza a pisada pronada. Lembro que usá-las era um tormento... Doía muito andar com elas ao longo do dia. Mas, de certa forma, me ajudaram muito ao longo da minha vida.

Existem três tipos de pisada que são velhas conhecidas de todos os corredores: a pronada, neutra e supinada. Numa explicação bem simples, a primeira é quem pisa para dentro (pé chato), a neutra é quem tem pisada normal e por último é quem usa o lado de fora dos pés para apoiar as passadas. Entender isso e saber o próprio tipo de pisada é importante, principalmente, na hora da compra do tênis de corrida. 

Palmilha ortopédica
Mesmo fazendo a correção quando criança, meus pés não deixaram de ser chatos e com isso, meu último tênis fiz questão de comprar um de pisada pronada, acreditando que era esse meu tipo. No entanto, na tenda da EPJ na Maratona de Revezamento de Piracicaba, fiz o teste eletrônico com o ortopedista Leandro Reche e tive a surpresa de que meu tipo de pisada é praticamente neutra, tendo uma leve pronação no pé esquerdo. Enfim, percebi que comprei o tênis errado para a corrida. Dessa forma, pretendo em breve adquirir um que atenda às minha exigências. Sugiro que cada corredor faça o mesmo, para que tenhamos vida longa na corrida, evitando lesões mais sérias.

Os três tipos de pisada
Este vídeo abaixo, feito pela loja Mundo Corrida explica muito bem os três tipos de pisada, para quem ainda não entendeu. 

Bons treinos! E se possível com o tênis correto!


4 comentários:

  1. Oi Prudence! Bem legal suas postagens, fazia um tempo que eu não passava por aqui. Acabei de comprar um tênis para pisada supinada depois de ter feito um teste, espero que me ajude a correr melhor, a gente continua tentando!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Sara! Obrigado pela visita!

      Abraços e bons treinos!

      Excluir
  2. ... é verdade, o tênis certo FAZ a diferença ... Meu carinho.

    ResponderExcluir