sexta-feira, 30 de março de 2012

Corrida na ESALQ

Como já havia comentado anteriormente, tanto eu como o Isporádico não somos atletas profissionais, sendo assim não temos orientação técnica. Corremos pelo simples prazer de estar bem. Em Piracicaba, faço meus treinos na ESALQ, local onde estudei e que agora trabalho. O parque da ESALQ, que possui 50.000 m², representa 5,15% da área verde da cidade de Piracicaba, contribuindo para um microclima agradável a essa região da cidade, que é muito quente na maior parte do ano. Além de ter um clima mais ameno, o parque é muito bonito, sendo o único no Brasil com o “Estilo Inglês de Paisagismo”. Foi criado pelo paisagista belgo Arsenio Puttemans em 1907 e compreende inúmeras espécies florestais, para quem gosta de correr envolvido com a natureza.


Foto antiga e atual do Prédio Central da ESALQ.

São inúmeras as vias que compõem o parque da ESALQ, sendo assim existe a possibilidade de fazer diversos tipos de treinamento e distâncias. Eu começo dando uma volta no “gramadão”, em frente ao prédio central (fotos), que possui um ótimo visual e é onde se concentram a maioria das pessoas que vão caminhar/correr. Dada a volta, passo por trás do prédio central e sigo pela Alameda dos Alecrins, que começa a partir do RUCAS (Restaurante Universitário) e sigo até o final, no Restaurante dos Docentes. Volto pela mesma Alameda e viro à direita no Edifício “Prof. Salvador de Toledo Piza Jr.” (Pavilhão de Zoologia), na Alameda do Jacarandá Mimoso e sigo até a Alameda das Sibipirunas e volto pela mesma Alameda do Jacarandá Mimoso. Sigo até as Secretarias de Graduação e Pós-Graduação e viro a direita na Alameda do Brejo, sigo em frente até chegar novamente ao gramadão do prédio central.

Este percurso, de acordo com o Google Maps, possui algo em torno de 4,83km. Lembro que a primeira vez que fiz este percurso em específico terminei em 34 minutos aproximadamente, um pace de 7’02”. O último treino realizado, que foi na última segunda-feira (26/03/2012), terminei o mesmo percurso com 26’34”, um pace de 5’29”. Não sei quando exatamente comecei a treinar esse percurso, mas pelas minha contas mentais, faz mais ou menos 2 meses. Sendo assim, em praticamente 2 meses consegui baixar em 1’33” meu pace médio nesse percurso.
Bom... Pretendo fazer esse treino até a próxima corrida (7 k) que é dia 21/04/2012, e que eu consiga fazê-lo cada vez mais inteiro. Ainda não tenho um objetivo quanto ao meu tempo nessa corrida, mas se conseguir terminar em até 40 minutos seria muito legal. Depois posto sobre a corrida e se consegui ou não fazer o tempo que desejo!
Fico por aqui! Boa corrida pra vocês!

Um comentário:

  1. Cara, meu plano para essa corrida é conseguir terminar correndo, sem andar nenhum pedaço. Muito bom esse plano seu, 7km em 40min é bem bacana!

    ResponderExcluir