domingo, 13 de janeiro de 2013

Vem ni mim 2013!!!



2012 foi o meu primeiro ano no mundo das corridas de rua, e quanta coisa eu aprendi...

Apesar de ter começado a correr no final de 2011, não tinha como intuito e nem conhecia o universo das competições amadoras de corrida de rua. A primeira corrida foi um desafio que fiz com meu pai, para corrermos a famosa Corrida de Reis em Cuiabá, minha cidade natal, dia 07/01/12. Após o “fracasso”, comecei a me interessar mais pelas provas amadoras aqui da região de Piracicaba, e no dia 24/03/12 participei da Corrida Explore, iniciando (lê-se viciando) minhas atividades nesse esporte, que ao meu ver, é o mais democrático e instigante entre os quais já me dediquei. Depois da segunda, decidi que correria pelo menos uma prova por mês, até o fim do ano.


Corrida 1 a 7.
Logo depois participei da Corrida Semana do Exército Brasileiro em Piracicaba e vi que o negócio começou a ficar “sério”. Percebi que aquele esporte era mais do que ir lá e correr, tinha algo diferente. A partir de então, tive a ideia (junto com o meu amigo Gabriel) em criar este blog e relatar as corridas que participava. Foi em maio também, que comecei a acompanhar meus treinos com o aplicativo de celular Endomondo e gravar todos os treinos e corridas que fazia e então, passei a acompanhar minha evolução. Depois disso corri a Mini-Maratona do Trabalhador (20/05 - Americana), Porto Piracicaba (27/05 - Piracicaba), Jequitibá (03/06 - Piracicaba), Turística de Piracicaba (24/06 - Piracicaba), Correr e Caminhar (22/07 - Sumaré), Cidade de Piracicaba (29/07 - Piracicaba) e Circuito Energia (12/08 - Jundiaí), seguindo meu planejamento de correr pelo menos uma prova por mês.

Depois de agosto, acabei dando uma esfriada nas corridas em função de compromissos profissionais e pessoais, e acabei não “correndo atrás” de novos desafios, e o resultado disso foi algum ganho de peso e uma queda enorme no meu desempenho, pois os treinos que antes eram mais assíduos, passaram a ser esporádicos, tanto que até o blog deu uma parada nessa época (acabei nem fazendo o relato da corrida de Jundiaí, por exemplo). Depois de quase três meses voltei a me inscrever numa competição. Treinei muito e consegui um dos meus melhores tempos nos 10 km na Corrida Ilumina. Me empolguei bastante com isso e passei a treinar muito, mas muito mesmo!

Corrida 8 a 14.
No entanto, no dia 12/12/12 (cabalístico não?!) tive uma contusão muito feia. Correndo na Esalq, um ferro de tampa de bueiro rasgou o tênis e perfurou meu pé entre os dedos médio e anelar (do pé, claro) e fez um estrago enorme por lá. Fiquei assim, pelo menos duas semanas sem poder nem ao menos arriscar alguns trotes. Na terceira semana comecei a correr de leve e resolvi me inscrever na Corrida Solidária Família ibis, em Piracicaba (dia 09/12). Aí peguei gosto de novo... Não fiz uma corrida boa, mas queria voltar a ativa. Aí então corri mais uma do Circuito Correr e Caminhar (16/12 - Bragança Paulista) e comecei a me preparar para o maior desafio do ano, a 88ª Corrida de São Silvestre.

Raramente eu fico em Piracicaba nos finais de ano, mas eventualmente tive que permanecer por questões profissionais e não pude voltar para Cuiabá rever minha família e correr pela segunda vez a Corrida de Reis, por isso me inscrevi na maior prova de rua do país. E lá, no dia 31 de dezembro de 2012, foi o encerramento de um ano cheio de descobertas pessoais, em que o apoio das pessoas queridas (família e amigos) foi extremamente importante para que eu conseguisse vencer essa luta contra a obesidade, em prol de uma vida mais saudável e longeva.

Dessa forma, fecho 2012 com 715 km percorridos (entre corridas e caminhadas contadas a partir de maio), 14 competições completas e a certeza de que os próximos anos serão de novas conquistas e desafios. E o meu primeiro será em Limeira, no Circuito Running Show 4 Estações dia 19/01/13!


Feliz 2013 para todos!

14 comentários:

  1. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Paulo tudo isso e o que a corrida nos proporciona que Deus lhe de muita saúde para vc continuar correndo muito e escrevendo aqui no Blog.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jorge pela visita e pelas palavras!

      Abração!

      Excluir
  2. Parabéns, amigo, que o Novo Ano seja pleno de corridas ! Meu carinho.

    ResponderExcluir
  3. Grande Paulo.
    Estou visitando seu blog pela primeira vez e curti muito...
    e que venha 2013 com novos desafios.
    Já adicionei aos meus favoritos e estarei acompanhando seus post.
    Forte Abraço
    Rafael Marrone
    marroneocorredor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, obrigado pela visita!
      Estaremos todos enfrentando desafios e vencendo-os, esse é o combustível que faz com que não paremos sob nenhuma circunstância!

      Grande abraço!

      Excluir
  4. É isso aí Paulo !!!

    Depois que começa já era, Eiittaaaa vicio gostoso né, minha meta para esse ano é fazer 2 provas por mês, essa do IBIS eu fui convidado para participar mas infelizmente não pude ir.
    Esse ano graças a Deus já ganhei algumas de cortesia, como Athenas, Energizer, agora é só treinar e correr rsrsrs

    Forte Abraço e bons Treinos

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leonardo!
      É bem legal ser reconhecido e ganhar algumas inscrições. Parabéns! E vamos continuar pq novas oportunidades surgirão!

      Grande abraço e bons treinos!

      Excluir
  5. E isso ai, parabéns pela determinação. Vamos correr uma corrida juntos este ano. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. E isso aí, filho, parabéns pela determinação. Esse foco para busca de resultados e valido para todas as circunstancias da vida. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pai! Iremos correr uma juntos sim! Pegue firme nos treinos!!

      Abraços!

      Excluir
  7. Prudence, seu blog é super inspirador, estou adorando ler. Sempre que estou desanimada para ir correr dou uma navegada pelo blog e me animo. Esse post foi um dos mais bacanas! Parabéns! Bjos, Uruk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Uruk pela visita! Que bom que se anima com meu blog. Isso que, de alguma maneira, faz com que eu continue sempre a escrever! Treinar sempre, desistir jamais!

      Abraços!

      Excluir
  8. CNC machine tools are the go-to option, whether you require prototypes, small-scale sample production, or Direct CNC large-scale production runs. The accuracy, velocity, efficiency, and automation of CNC machining scale back manufacturing prices by minimizing production instances and labor hours. These financial savings may be handed along to clients, making a competitive benefit and providing a possibility for enterprise reinvestment.

    ResponderExcluir