quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bari o quê??


Hoje estava me lembrando de um episódio que aconteceu comigo ao longo do meu processo de emagrecimento e resolvi compartilhar. Em meados de 2010, quando estava bem gordo, fui a uma nutricionista para começar uma dieta e lá fiz o procedimento normal... Pesei, medi a cintura, a pressão e me consultei. A médica me passou alguns exames, entre eles o de sangue, de esforço físico e uma tal de biometria. Acontece que não voltei mais à tal profissional da saúde e esse projeto ficou latente até o final de 2011.

Como já escrevi no post Transformação, fiz meu regime baseado na dieta dos pontos e não segui recomendação de nenhum profissional da área. Hoje vejo que não fiz a escolha mais inteligente sob o ponto de vista médico, mas o resultado foi satisfatório, até porque não morri e estou aqui contando essa história. rs! O fato é que voltei a mesma médica no meio de 2012 e já tinha me esquecido das medições e pesagens. Quando sai da balança a secretária que realizou as medições, virou pra mim e perguntou:

(secretária) – Você é paciente desde 2010 né?
(eu) – Sim...
(secretária) – Faz tempo que não aparece hein!
(eu) – É... Ando meio ocupado...
(secretária) – É paciente de bariátrica né?
(eu) – Bari o quê??
(secretária) – Bariátrica... Cirurgia de redução de estômago.
(eu) – Não, emagreci sozinho mesmo...
(secretária) – Sério? Bom... Parabéns então... Daqui a pouco a médica te chama pelo nome...

Difícil explicar o que senti naquele momento, mas foi interessante. Pareceu-me que fiz algo espetacular por ter conseguido aquilo tudo sozinho, mas com tempo percebi que só fiz o necessário. Não reinventei a roda... Emagrecer é uma equação matemática bem simples: calorias ingeridas - calorias queimadas. Se o saldo for positivo engordar é inevitável, se for negativo emagrecer é o resultado... Se for igual, nada muda. Simples assim!


12 comentários:

  1. hehehe... e cada vez mais o esforço e a força de vontade são substituídos pelo Bari(o que). E o resultado disso é a quantidade de pessoas que se arriscam, gastam dinheiro e passam dor com as bariátricas e voltam ao estado inicial após algum tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Numas! Concordo contigo... Sei que está no processo de querer emagrecer, então desejo toda a sorte e além de tudo força de vontade e perseverança que vai dar tudo certo!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Paulo ... que legal ..
    Sei como é sentir isso. Sou amigo do Gabriel e há um ano estou nesse processo de reeducação alimentar + atividade física. Completei 41 eliminados. Mtos perguntam se fiz cirurgia mesmo... e esse sentimento de satisfação é inevitavel! Mas quando vemos, fizemos o necessário mesmo.
    Força para nós.
    Bjs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida! Que legal Leila, parabéns pela força de vontade e tomara que continue nessa vida saudável! Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Uauu, que alegria, né ?? Eu também, emagreci 35 quilos e muitas pessoas perguntam se fiz cirurgia bariátrica ...rsrs ... fico rindo sozinha. Meu carinho e muito sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Ivana! É uma felicidade enorme olhar pra trás e ver que conseguimos! Parabéns Ivana! Muito sucesso!

      Excluir
  4. Parabéns Paulo.
    VC conseguiu vencer a Toda Poderosa Dna preguiça.
    Não é fácil vencer esse monstro que começa cedo à atacar as crianças.
    " Estou com preguiça de ir na escola hoje "...risoss..

    Abraços
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela visita!
      Quão mais cedo as pessoas tiverem a consciência de que fazer exercício, seja qual for, é bom. Cada vez menos teremos esses procedimentos.

      Abraços e vamos continuar vencendo essa preguiça!!

      Excluir
  5. O quê? Emagrecer sem redução de estômago é um dos feitos mais heroicos que conheço! Exige-se uma força de vontade de poucos, viu? Parabéns pela força de vontade e pela paixão pelo esporte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fran! Não é fácil, mas é possível né? É que hoje em dia é mais fácil seguir o caminho menos complicado... Mas vamo que vamo porque não podemos parar!
      Valeu pela visita!!

      Excluir
  6. Muito legal esses momentos né Paulo,

    Parabéns, não é fácil manter o saldo negativo. Você é um exemplo. Sempre achei que a cirurgia de redução deve ser a última opção. E até acredito que um dos fatores que me fizeram querer emagrecer foi o fato de sempre que ia a um médico me indicavam fazer a bariátrica.
    O legal do processo de emagrecimento com reeducação alimentar + atividade física é que a perda de peso vem como consequência de mudança de hábitos. Normalmente a pessoa se diverte praticando a atividade que escolheu e aprende a valorizar a alimentação.

    Mais uma vez Parabéns, bons treinos e feliz 2013.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, meu caro! Outro dia estava vendo seu blog e vi que começamos a emagrecer no mesmo dia! :D
      Sempre achei a bariátrica um procedimento muito duro e agressivo. E também via como as pessoas conseguiam emagrecer sem precisar desse processo. E pensei "não é possível que eles conseguem e eu não!"... hehehe! Ainda bem que encontrei um esporte tão legal e além disso mudei meus hábitos alimentares. Aliás... Ainda bem que encontramos!

      Valeu pela visita e bons treinos em 2013 também! Abraços!

      Excluir